Categories
Default

Dicas e técnicas de direção para iniciantes

Dirigir traz uma sensação de alegria para a maioria das pessoas, especialmente iniciantes. É uma habilidade de vida que todo adulto procura aprender e é extremamente útil em nossas vidas cotidianas. No entanto, o descuido e o aventureiro durante a condução podem afetar a segurança do motorista e de outros veículos e pessoas na estrada.

Para mantê-lo seguro, listamos dicas e técnicas cruciais de condução de carros que todo iniciante deve aprender para garantir uma experiência de condução suave e segura.

Você deve estar familiarizado com o layout básico do seu carro antes de levá-lo para a estrada. Enquanto ninguém aprende em um dia, você deve pelo menos ter o conhecimento teórico. Por exemplo, conhecendo o básico; como usar os botões no volante e no painel, como colocar o macaco, a capacidade do tanque de combustível – essas são algumas coisas que todo motorista deve saber.

Você também deve decidir dirigir a categoria do seu carro; hatchback, sedan ou SUV, pois cada classe tem algumas peculiaridades associadas a ela. Por exemplo, algumas pessoas consideram difícil manobrar e estacionar SUVs. Você deve estar ciente dos desafios do veículo para evitar qualquer pânico durante a condução.

Todos os motoristas de carro devem usar os cintos de segurança o tempo todo durante a condução. Se você é um iniciante ou um profissional, você deve seguir o hábito de usar o cinto de segurança enquanto dirige um carro.

De acordo com um estudo, quase 75% dos usuários de carros na Índia não usam cintos de segurança durante a condução, resultando em 15 mortes todos os dias. Não só é obrigatório, usar um cinto de segurança é uma maneira eficaz de reduzir a possibilidade de ferimentos graves em caso de acidente ou colisão.

Certifique-se de ajustar o assento, Os espelhos e o volante na posição certa antes de desligar a unidade. Você pode ver pessoas fazendo tais ajustes durante a condução, mas como iniciantes, é melhor fazer esses ajustes com antecedência para garantir que você tenha uma direção confortável e segura.

Como iniciante, você não deve optar por dirigir com uma única mão. É melhor manter o seu carro no controle, tendo um aperto constante no volante com as duas mãos na posição’ 10-and-2′ ou ‘9-and-3’ posição.

Estas são técnicas populares para segurar o volante, que os iniciantes acham confortável. No entanto, estas não são as únicas técnicas e, eventualmente, o que importa é o posicionamento manual que lhe dá a máxima facilidade e conforto.

Como iniciante, você deve sempre manter uma velocidade moderada ou lenta. Enquanto a alta velocidade dá uma adrenalina, lembre-se de que você pode não ser capaz de lidar com um carro em altas velocidades no início. Você pode enfrentar dificuldade em controlar o carro se algum objeto ou pessoa aparecer instantaneamente antes do seu veículo, o que pode causar um acidente.

Os indicadores do carro ajudam você a se comunicar com outros motoristas durante a condução. Crie o hábito de usar indicadores de giro bem antes de mudar de faixa, passar por outros veículos e parar nas estradas principais. Ele avisa os outros motoristas para ajustar sua velocidade e dá-lhe o espaço para fazer uma volta com segurança.

Você deve evitar usar seu telefone ou prestar atenção a qualquer outra atividade durante a condução e como tirar CNH categoria E. As distrações do telefone celular já são uma causa significativa de acidentes rodoviários e colocam em risco você e outras pessoas na estrada. Se você tiver que fazer um telefonema enquanto dirige, estacione seu carro em um local apropriado e fale. Além disso, evite usar fones de ouvido durante a condução.

A dica de direção mais importante é ter confiança e calma durante a condução. É natural ficar um pouco nervoso enquanto dirige como iniciante, mas isso não deve afetar seu moral enquanto estiver na estrada. Uma mente em pânico pode ser perigosa para você e para os outros. Dirija apenas as distâncias que você pode cobrir com segurança inicialmente. Ajudaria se você aumentasse gradualmente a distância de viagem, uma vez confiante em suas habilidades de direção.

Fonte: https://cnh.digital/cnh-categoria-d/