EXPORTAÇÕES: Maggi viaja ao exterior para garantir mercado da carne

Quarta-feira, 10/05/2017 às 00:00, Imprensa Blairo Maggi

Durante a audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10/05), o ministro Blairo Maggi disse que ainda existem 13 países que não reabriram o mercado para a carne brasileira, 15 estão com algum tipo de restrição e 57 com fiscalização reforçada.

Para Maggi, a reação dos países foi dentro da normalidade. O ministro comemorou o fato de que nos países onde 100% da mercadoria brasileira está sendo inspecionada ao chegar no seu destino, não foi encontrada até agora nenhuma inconformidade.

Blairo Maggi reconheceu que em alguns países houve queda no preço da carne brasileira, mas acredita que isso será revertido a partir de um intenso trabalho do Governo junto à iniciativa privada.

Nesse sentido o ministro anunciou está saindo em viagem para os Emirados Árabes e outros países da região, onde irá apresentar as explicações já enviadas por escrito para garantir que o Brasil não perca esse mercado, já que são os maiores compradores da carne de frango do Brasil.

Em relação ao mercado interno, o ministro fez questão de ressaltar que os mesmos procedimentos utilizados para fiscalizar carnes para exportação, são feitos para os produtos  consumidos no Brasil. "Claro que existem as particularidades de cada país, já que eles fazem as suas exigências, mas a qualidade da carne é a mesma', afirmou.

De acordo com dados do Mapa apresentados na audiência pública, 80% da carne bovina produzida no Brasil e 70% da carne de frango são consumidas no Brasil. Blairo Maggi assegurou ainda que não há risco de desabastecimento.