ALTA FLORESTA: Ministro volta a defender abertura de mercado

Quinta-feira, 20/07/2017 às 00:00, Imprensa Blairo Maggi

Durante encontro com produtores rurais no município de Alta Floresta (MT), nesta quinta-feira (20.07), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, afirmou que as mudanças que estão sendo promovidas pelo Governo Federal são muito importantes para a retomada da economia do País e que o Brasil precisa abrir mercado.

 

“O presidente Michel Temer não entrará para a história por ser um Governo popular, mas, por ter sido o Governo que mais fez mudanças necessárias ao País”, afirmou Maggi. Para ele, as reformas aprovadas até agora pelo Congresso Nacional são importantes, mas ainda têm muitas questões essenciais a serem modificadas.

 

Blairo disse que apesar da crise política é o momento de o Brasil aprovar as mudanças para que a economia volte aos trilhos com um crescimento forte e sustentável.

 

Sobre o agronegócio, o ministro voltou a criticar o fato de o Brasil impor várias dificuldades para abrir espaço à importação de produtos. Na opinião do ministro, é importante que o País 'se abra' para o mercado internacional e ‘não tenha medo da concorrência’.

 

MAPA X PILARES

 

Blairo disse que pautou sua gestão no Mapa sob duas questões fundamentais e que norteiam suas ações. A primeira é a desburocratização - que vem sendo implantada por meio do programa Agro + - e já resolveu mais de 700 demandas apresentadas pelos produtores. "Para nós o que importa é o aumento da produtividade com baixo custo e acesso à tecnologia", assegurou.

 

E a segunda, é o trabalho maciço do Ministério para abertura de mercado com a meta de elevar (em 5 anos) dos atuais 6,9% para 10% a participação do Brasil no mercado internacional.

 

Segundo o ministro, o Governo não tem que ensinar o agricultor e pecuarista a produzirem, mas tem que oferecer segurança jurídica e garantia de que os produtos possam ser comercializados mundo a fora.